Notícia



03/04/2013 - 15:31 Tríduo Pascal na Abadia de Nossa Senhora da Assunção de Hardehausen-Itatinga





    A vocação do cristão a ser missionário e testemunhar o caminho da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor em sua vida foi o tema que permeou o Tríduo Pascal na Abadia Nossa Senhora da Assunção: todo o cristão é vocacionado, ou seja, convocado a fazer e re-fazer em sua vida, as  pegadas de Jesus Cristo e tornar este caminho em pequena luz que apresenta, representa e atualiza a mensagem do Mestre aos seus próximos e a toda a sociedade.
 

            Dom Luis Alberto Ruas Santos presidiu as celebrações do Tríduo; em lugar de Padre Sigardo Martins, prior da comunidade monástica e, no momento, afastado de sua funções por estar adoentado, ele lavou os pés de toda a comunidade, na Quinta-feira Santa. O Lava-Pés aconteceu no Capítulo do Mosteiro (salão onde acontecem as reuniões comunitárias) e o gesto de o superior abaixar-se para lavar e beijar os pés é símbolo e ação prática de serviço humilde aos irmãos, conforme determinou Jesus Cristo na Ceia, no Evangelho de João (capítulo 13). Durante os primeiros séculos, na Igreja primitiva, a celebração do Lava-pés foi considerada como um sacramento, que tornava presente o Cristo no seio das comunidades cristãs nascentes. 

            A Santa Missa da Ceia do Senhor, a sua Paixão e a Vigília Pascal na Noite Santa foram celebradas de maneira rigorosa e simples, com a participação da comunidade monástica e homens, mulheres e crianças de Itatinga e pessoas em visita à cidade. No domingo, Solenidade da Ressurreição do Senhor, a pequena igreja estava superlotada, com cerca de 100 pessoas. Confira abaixo algumas fotos das celebrações:

 
 
 
QUINTA-FEIRA SANTA 
 
 
Rito do Mandato (Lava-Pés)
 
 
  
 Santa Missa da Ceia do Senhor
 
 
 
 "Este é o meu corpo, que será entregue por vós."
 
 
 
 "Este é o cálice do meu Sangue, o Sangue da Nova e Eterna Aliança, que será derramado por vós (...)" 
 
 
 Incensação do Ss. Sacramento
 
 
 Procissão de transladação do Ss. Sacramento
 
 
 
 
SEXTA-FEIRA SANTA 
 
  
 
 Leitura da Paixão Segundo S. João
 
 
Homilia
 
 
Oração Universal
 
 Adoração da Cruz - Impropérios
 
 
 
 "Eis o Cordeiro de Deus"
 
 
Benção sobre o povo
 
 
 
 
DOMINGO DE PÁSCOA
VIGÍLIA PASCAL NA NOITE SANTA
 
 
 
 
Benção do Fogo Novo - Lucernário 
 
 
"Cristo ontem e hoje, princípio e fim, Alfa e Ômega, a Ele o tempo e a eternidade, a glória e o poder pelos séculos sem fim. Amém. 
 
 
 
 
"A luz do Cristo que ressuscita resplandecente dissipe as trevas do coração e da mente."
 
 
 
 
 
 Incensação do Círio Pascal
 
 
 O Exsultet - Precônio Pascal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 O Glória
 
 
 Homilia
 
 
"Vi a água que saía do lado direito do templo, aleluia, e todos a quem chega esta água recebem a salvação e proclamam: aleluia!"
 
 
 
 Liturgia Eucarística
 
 
 
 
 
DOMINGO DE PÁSCOA
MISSA DO DIA
  
 
 Procissão de Entrada
 
 
 
 
 
 O Vidi Aquam
 
 
 Homilia
 
 
 
 Prefácio
 
 
 Abraço da Paz
 
 
 Benção Solene
 
 
Recessional